quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TJBA: Provimento regulamenta uso do malote digital para serventias extrajudiciais



 
A Corregedoria Geral da Justiça publicou na edição do dia (28/11) do Diário da Justiça Eletrônico o Provimento nº 25 do Conselho Nacional de Justiça que dispõe sobre a regulamentação do uso do malote digital pelas serventias extrajudiciais de notas e de registro.

O texto, subscrito pelo conselheiro Jefferson Kravchychyn, determina, em seu art. 1º, que “as comunicações entre as serventias extrajudiciais de notas e de registro e entre estas e os órgãos do Poder Judiciário serão realizadas com a utilização do Sistema Hermes - Malote Digital, nos termos deste Provimento e da regulamentação constante do seu Anexo”.

Clique aqui e veja a íntegra do Provimento nº 25.


Fonte: Site do TJBA
 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Comissão para consolidar atos normativos na Bahia define calendário de reuniões

Está confirmada para o próximo dia 13 de dezembro a segunda reunião da Comissão do Código de Normas, instituída pela Portaria Conjunta nº 7/2012 e que busca a sistematização e a consolidação de atos normativos, pareceres e demais publicações de orientação procedimental editados pela Corregedoria Geral da Justiça e pela Corregedoria das Comarcas do Interior.
As próximas reuniões já estão marcadas para os dias 10 e 24 de janeiro, e 14 e 28 de fevereiro de 2013.
O primeiro encontro, conduzido pelo juiz auxiliar José Carlos Rodrigues do Nascimento, presidente da comissão, contou com as presenças da corregedora Geral da Justiça, desembargadora Ivete Caldas, das juízas auxiliares Ana Conceição Barbuda e Leila Lima Costa, além de servidores e da representante da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Amoreg), Emanoelle Perrota, e da presidente da Colégio Notarial do Brasil Seção-Bahia, Vera Viana.
O corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Antonio Pessoa Cardoso, e a juíza Pilar Célia Tobio, da Vara de Registros Públicos, que também integram a comissão, não puderam participar por motivo de força maior.
Foram instituídas três subcomissões: administrativa, judicial e extrajudicial. Os trabalhos ficarão sob a relatoria do assessor da Corregedoria das Comarcas do Interior, Fernando Daltro, e da secretária das corregedorias Geral da Justiça e das Comarcas do Interior, Leila Lima Costa.
A comissão criou o email institucional codigodenormas@tjba.jus.br para o recebimento de sugestões e, por determinação do presidente, serão expedidos ofícios à OAB/Ba, ao Ministério Público e à Defensoria Pública do Estado da Bahia, à Procuradoria Geral do Estado, ao Sinpojud, Sintaj e Assetba.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Provimento CNJ Nº 24 que dispõe sobre alimentação dos dados no Sistema Justiça Aberta





PROCESSO Nº 2012/144198

 
A CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA, PUBLICA, atendendo a solicitação da E. Corregedoria Nacional de Justiça, o Ofício Circular Nº 080/CNJ/COR/2012, de 24/10/2012, bem como o Provimento nº 24/2012, que dispõe sobre a alimentação dos dados no Sistema Justiça Aberta.
 
(DJE, 21/11/2012)

 


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CNB/CF e CNB/BA visitam a CGC/CGI para tratar da Censec


Reunião na sede do TJ-BA apresentou o sistema às Corregedorias da Capital e do Interior. Oficina em evento nacional em Salvador apresentou sistema ao notariado brasileiro.
 
Salvador (BA) – Na última segunda-feira (19.11), o Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF) esteve reunido com a cúpula da Corregedoria Geral da Justiça do Estado da Bahia (CGJ-BA) para apresentar o funcionamento da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), instituída pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ) por meio do Provimento n° 18 e que entrará em funcionamento a partir do dia 2 de janeiro de 2013.
 
O encontro reuniu o presidente CNB-CF, Ubiratan Guimarães, a Corregedora Geral da Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Ivete Caldas Silva Freitas Muniz, o Corregedor das Comarcas do Interior do Estado da Bahia, desembargador Antônio Pessoa Cardoso, os juízes auxiliares que coordenam a área extrajudicial na Capital e no Interior, Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira e José Carlos Rodrigues do Nascimento, além dos diretores da Seccional da Bahia do CNB, Emanuelle Ourives Perrotta (presidente), Mary Jane Bárbara Vilasbôas de Carvalho e Valdemir Sena Carneiro (vice-presidentes).
 
O Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil se reuniu com a cúpula do Poder Judiciário baiano para apresentar a CENSEC
 
Acompanhado pela coordenadora das Centrais do CNB, Bruna Borges, Ubiratan Guimarães destacou que a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados será de extrema relevância para a atividade notarial e também para o Poder Judiciário, que se beneficiará de um mecanismo de acesso facilitado a informações que antes estavam dispersas em cada Tabelionato. “A criação desta central possibilitará ao Poder Judiciário ter acesso rápido e eficaz a informações de negócios jurídicos, possibilitando um combate ainda mais efetivo aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, uma antiga solicitação dos membros da Enccla (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro)”, destacou Ubiratan Guimarães.
 
Segundo a Corregedora Geral, desembargadora Ivete Caldas, o Poder Judiciário da Bahia “passa por um intenso processo de mudança, o que faz com que haja dificuldades pontuais para a melhoria do serviço extrajudicial, em razão de muitas unidades ainda estarem sob administração de funcionários do Judiciário e não delegatários”. “No entanto, estas dificuldades não nos impedirão de adotarmos medidas para o cumprimento de normas que venham a melhorar a prestação dos serviços de cartórios na Bahia”, afirmou.
 
Participaram do encontro os Corregedores da Capital e do Interior, além dos juízes auxiliares da CGJ-BA
 
Ainda durante a apresentação da CENSEC, o presidente do CNB-CF ressaltou que a centralização de informações notariais é uma conquista institucional da atividade, que detém a propriedade dos códigos fonte utilizados no sistema,  o que garante a autonomia e a segurança de todo o projeto. Ubiratan Guimarães apontou que – não obstante o Colégio Notarial já tenha munido os notários baianos de certificados digitais - será necessária ação da Corregedoria Geral para dotar os demais delegatários baianos desse equipamento para que possam enviar informações para a central notarial, garantindo assim a segurança do processo de remessa de dados.
 
“Aqui na Bahia ainda temos muitas dificuldades a superar, entre elas o fato de que muitos responsáveis por unidades extrajudiciais, sejam delegatários ou servidores, não possuem certificados digitais e nem conhecimento de como manuseá-los”, destacou a presidente do CNB-BA, Emanuelle Perrota. A CGJ-BA disponibilizará uma listagem com todos os responsáveis pelas delegações no Estado e divulgará, no Diário Oficial, comunicado oficial sobre o cumprimento do Provimento n° 18 do CNJ.  
 
Da esq. p/ a dir: desembargador Antônio Pessoa Cardoso, Corregedor do Interior, desembargadora Ivete Caldas, Corregedora da Capital, e o juiz auxiliar José Carlos Rodrigues do Nascimento
Para o desembargador Antônio Pessoa Cardoso, a Central Notarial administrada pelo CNB-CF promoverá uma “modernização forçada do notariado da Bahia, pois serão necessárias a adoção de práticas ainda mais modernas para a prestação do serviço extrajudicial”, disse. “A privatização já trouxe melhoras significativas na prestação de serviços ao cidadão, com cartórios reformados, bem instalados e pessoal qualificado e este passo de centralização dos atos virá para auxiliar neste propósito também”, disse.
 
Ainda durante a reunião foram debatidos temas como a elaboração do Código de Normas de Serviços Extrajudiciais na Bahia, tabela de emolumentos e o concurso para provimento das delegações ainda vagas. 
 
Emanuelle Perrota (dir.), presidente do CNB-BA, e os vice-presidentes, Mary Jane Bárbara Vilasbôas de Carvalho e Valdemir Sena Carneiro 
Ao responder questionamento do juiz auxiliar da CGJ-BA, José Carlos Rodrigues do Nascimento, o presidente do CNB-CF foi claro e taxativo em posicionar a iniciativa do CNB como um ato estritamente institucional, desprovido de interesses econômicos, uma vez que visa à melhoria na prestação do serviço notarial em todo o território nacional.
 
O presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, esclarece dúvidas sobre as funcionalidades da CENSEC
 
Esclarecimento nacional sobre a CENSEC
 
Na tarde de terça-feira (20.11) o presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, realizou uma apresentação aos notários participantes do XIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro promovido entre os dias 18 e 21 de novembro pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), em Salvador (BA).
 
Em sua exposição, o presidente abordou o histórico que levou à criação da CENSEC, os objetivos de unificação das bases de dados, transparência das informações, relevância social e disponibilização das informações aos órgãos públicos que guiaram o projeto, os tipos de centrais instituídas pelo Provimento n° 18 e os processos de remessa de informações e prazos a serem cumpridos. A coordenadora das centrais do CNB, Bruna Borges, apresentou ainda o passo a passo sobre como alimentar o sistema, assim como realizar alterações, correções e validação das informações.
 
Ubiratan Guimarães e Bruna Borges, durante apresentação da CENSEC no Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro
Presente ao evento a 2ª Tabeliã de Notas de Castanhal (PA), Nelcy Maranhão Campos, atual presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg-PA), enalteceu a iniciativa do CNB-CF. “Inicialmente parecia ser algo um pouco complicado, que afetaria o trabalho normal, mas agora me parece bem mais simples e fácil e os objetivos institucionais para a classe são muito importantes”, disse. 
 
O presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, entre os diretores do CNB-BA

terça-feira, 20 de novembro de 2012

COMISSÃO ESPECIAL DE ELABORAÇÃO DO CÓDIGO DE NORMAS DAS CORREGEDORIAS DE JUSTIÇA




PORTARIA CONJUNTA Nº 07/2012 – CGJ/CCI - GSEC

A DESEMBARGADORA IVETE CALDAS SILVA FREITAS MUNIZ,
CORREGEDORA-GERAL DA JUSTIÇA E O DESEMBARGADOR ANTONIO
PESSOA CARDOSO, CORREGEDOR DAS COMARCAS DO INTERIOR DO 
ESTADO DA BAHIA, no uso das suas atribuições legais e regimentais, com base nos
artigos 88, 89, inciso XXIX e 90, inciso II, todos do Regimento Interno do Tribunal de
Justiça da Bahia;

CONSIDERANDO a quantidade de atos de conteúdo normativo editados pelas
Corregedoria Geral de Justiça e Corregedoria das Comarcas do Interior ao longo
dos anos, sem controle sistemático de vigência e revogações parciais e integrais;

CONSIDERANDO as vantagens advindas da adoção de uma fonte sistemática única
de orientações normativas, capaz de atender, em compartimentos distintos, unidades
administrativas, judiciais e extrajudiciais;

CONSIDERANDO a necessidade de consolidação das normas em apreço em fonte única,
a fim de viabilizar a disciplina e a aplicação dos seus conteúdos, uniformizando rotinas e
procedimentos em todo o Estado, bem como imprimindo segurança, plena eficácia
jurídica aos atos praticados no âmbito do Poder Judiciário, primando pela qualidade
dos serviços prestados à comunidade;

RESOLVEM
Art. 1º – Instituir a Comissão Especial de Elaboração do Código de Normas das
Corregedorias de Justiça, que ficará encarregada de promover a sistematização
e a consolidação de atos normativos, pareceres e demais publicações de orientação
procedimental editadas pelas Corregedorias da Justiça, dirigidas aos serviços
administrativos, judiciários de 1ª instância, notariais e de registros no âmbito do
Estado da Bahia.
Art. 2º – A Comissão Especial instituída por esta Portaria terá a seguinte composição:

Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira,
Juíza Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça;
José Carlos Rodrigues do Nascimento,
Juiz Auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior;
Pilar Célia Tobio de Claro, 
Juíza titular da Vara de Registros Públicos da comarca de Salvador;
Leila Lima Costa, Secretária das Corregedorias da Justiça;
Márcio Jorge de Lima, Assessor Jurídico da Corregedoria-Geral de Justiça;
Zilene Victor de Oliveira, Assessora Jurídica da Corregedoria das Comarcas do Interior;
Fernando Mário Pires Daltro Jr., Assessor da Corregedoria das Comarcas do Interior;
Cristina Maria Rocha de Almeida, Representante das Associação dos Notários e
Registradores do Brasil – ANOREG;
Emanuelle Fontes Ourives Perrota, Presidente do Colégio Notarial do Brasil, Seção Bahia;
Vera Lúcia Ferreira Ivo Vianna, servidora da Corregedoria-Geral da Justiça
Maria Rita Moreira Alves Almeida, Diretora de Secretaria da 2ª Vara de Família de Salvador;
Aracilda dos Santos Miranda, Delegatária do Tabelionato de Notas com função de Protesto,
 da Comarca de Lauro de Freitas – Bahia.
 § 1º. A presidência da Comissão caberá ao Juiz Auxiliar da Corregedoria das Comarcas
do Interior, José Carlos Rodrigues do Nascimento.
 § 2º. A presidência da Comissão poderá, no curso dos trabalhos, solicitar a colaboração
de outros servidores das Corregedorias da Justiça.
 Art. 3º -À Comissão Especial criada por esta Portaria compete:

Pesquisar o acervo normativo administrativo, procedimental e disciplinar editado e
 em vigor por ambas as Corregedorias de Justiça;
Revisar e atualizar todos os atos do acervo, adequando-os à legislação hodierna;
Organizar os conteúdos do acervo por matéria e competências, distribuindo-os em
capítulos distintos;
Criar índice alfabético-remissivo;
Adotar as providências necessárias à concretização da sua missão, distribuindo as
atividades de pesquisa, atualização, correção e consolidação, definindo atribuições
para cada membro que a compõe e estipulando prazos de conclusão por etapa;
Promover a edição gráfica do Código de Normas e sua distribuição para o público ao
 qual se destina.
 Art. 4º- Os trabalhos de sistematização e consolidação previstos no artigo 1º desta
Portaria deverão ser ultimados no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da
data de sua publicação.
 Art. 5º - Deverá ser disponibilizado endereço eletrônico institucional para 
 recebimento de sugestões dos servidores e dos delegatários dos serviços públicos 
notariais e de registro.
 Art. 6º - Esta Portaria entrará em vigor na data da sua publicação, revogando-se as
 disposições em contrário, especialmente as Portarias Conjuntas nº CGJ/CCI-02/2012 
e nº CGJ/CCI–04/2012.

 Secretaria das Corregedorias, 19 de novembro de 2012.

 DESEMBARGADORA IVETE CALDAS SILVA FREITAS MUNIZ
Corregedora-Geral da Justiça

DESEMBARGADOR ANTONIO PESSOA CARDOSO
Corregedor das Comarcas do Interior


sábado, 17 de novembro de 2012

Provimento n° 25 do CNJ regulamenta o uso do Malote Digital pelas serventias extrajudiciais


 
O corregedor interino da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Jefferson Kravchychyn, assinou nesta segunda-feira (12/11) Provimento 25, regulamentando o uso do Sistema Hermes (Malote Digital) por todos os cartórios extrajudiciais do Brasil. A medida garante aos tribunais estaduais 90 dias para adequação ao novo sistema.
 
Os tribunais deverão criar e fornecer endereços oficiais (Unidades Organizacionais) para que os cartórios possam enviar e receber as informações com o Poder Judiciário. Na avaliação da Corregedoria, a troca de correspondência via digital vai melhorar a comunicação entre cartórios e tribunais, permitindo maior celeridade e eficiência ao andamento dos processos, assim como aumentará a segurança ao tráfego das informações oficiais.
 
Criada pelo CNJ, o Malote Digital (Resolução 100/2009) garante segurança no envio de documentos ao permitir identificar dia e hora em que a mensagem foi visualizada pelo destinatário e quais usuários tiveram acesso àquelas informações. Outro benefício da ferramenta é a economia para os tribunais, uma vez que a troca de correspondências e ofícios – feita por meio de carta registrada (com aviso de recebimento) dos Correios – tem custo de aproximadamente R$ 7,20 por unidade. 
 
O conselheiro Kravchychyn assumiu o cargo na última sexta-feira (9/11), em substituição ao ministro Francisco Falcão, atual corregedor. Falcão está no exterior em cumprimento a compromissos oficiais. Kravchychyn fica no cargo até o dia 19 de novembro, quando o ministro Falcão retorna a Brasília.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CNJ prorroga prazo para a entrada em vigor da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados

Provimento CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA – CNJ nº 18, de 12.11.2012 – D.J.: 13.11.2012.

Dispõe sobre a instituição e funcionamento da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados – CENSEC.

O CORREGEDOR NACIONAL DA JUSTIÇA em substituição, (Portaria nº 141, de 7/11/2012) Conselheiro JEFFERSON KRAVCHYCHYN, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais;

CONSIDERANDO o termo de acordo assinado entre o Colégio Notarial do Brasil Conselho Federal e o Conselho Nacional de Justiça, que ensejou a edição do Provimento nº 18, em que criada a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados – CENSEC;

CONSIDERANDO que a interligação entre os tabelionatos de notas, o Poder Judiciário e os órgãos da Administração Pública demanda a adoção de várias medidas de ordem técnica;

CONSIDERANDO a necessidade de dilação de prazo para a implantação dessas medidas, comunicada pelo Colégio Notarial do Brasil;

RESOLVE:

Art. 1º Prorrogar a data de início de vigência do Provimento nº 18, da Corregedoria Nacional de Justiça, para o dia 02 de janeiro de 2013.

Brasília, 12 de novembro de 2012.

Conselheiro JEFFERSON KRAVCHYCHYN
Corregedor Nacional de Justiça, em substituição
(Portaria nº. 141, de 7/11/2012)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cartórios da Bahia terão direito a descontos para participarem do XIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro



alt


A diretoria da Anoreg-BR acordou com a comissão responsável pelos eventos que todos seus associados do Estado da Bahia terão direito a descontos das inscrições, para que participem do "XIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro", que será realizado no Hotel Pestana Bahia, de 18 a 21 de novembro, em Salvador. O valor será de R$ 150,00.

Para que tenham acesso a esta promoção, devem fazer contato diretamente com a Sara Paes, pelo telefone (71) 3242-6852, e-mail sarapaes@hotmail.com , ou ainda, com a Cynthia, pelo telefone (61) 3323-1555 R. 220, e-mail cynthia@anoregbr.org.br  / eventos@anoregbr.org.br .

Anoreg-BR, por acordo com o SINPOJUD e com a Corregedoria Geral de Justiça da Bahia, isentará as inscrições de todos servidores responsáveis pelos cartórios extrajudiciais daquele estado.  Para obterem esse desconto, devem procurar a Sandra, pelo telefone (71) 2109-3011, e-mail sandra@sinpojud.org.br .

O objetivo é promover encontro inovador, inesquecível e que proporcione atualização de todas as matérias inerentes à atividade.

Aproveite e inscreva-se rapidamente! Não perca esta oportunidade!

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Anoreg-BR)
 

domingo, 11 de novembro de 2012

CONGRESSO ANOREG-BR - SALVADOR-BAHIA




alt


ANOREG BR - ASSOCIAÇÃO DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO BRASIL e a ANOREG BA - ASSOCIAÇÃO DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESTADO DA BAHIA vêm convidar seus associados e parceiros para participar do XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO, que será realizado de 18 a 21 de novembro, em Salvador/BA, no Hotel Pestana Bahia.


ARPEN BRASIL - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS realiza, em conjunto com o evento da ANOREG-BR e ANOREG-BA, o CONARCI - CONGRESSO NACIONAL DOS REGISTRADORES CIVIS ( Registradores Civis compareçam!).


Traga sua família, participe deste inesquecível Encontro!


Rogério Portugal Bacellar
Presidente da ANOREG-BR
Conceição Aparecida Nobre Gaspar
Presidente da ANOREG-BA
Paulo Alberto Risso de Souza
Presidente da ARPEN-Brasil