terça-feira, 3 de setembro de 2013

CNB-BA promove treinamento de Documentoscopia em Salvador

Salvador (BA) – Cerca de 200 pessoas compareceram neste sábado (31.08) no Hotel Golden Tulip, na cidade de Salvador, na Bahia, para acompanhar novo treinamento de capacitação profissional promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB-BA), desta vez em parceria com a Siscart Informática, e com apoio do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF).


O treinamento, ministrado pela perita Luciane Stort Viganó, abordou aspectos técnicos e práticos da identificação de documentos, prevenindo a ocorrência de fraudes nas serventias extrajudiciais. “Este é um treinamento muito importante para o dia a dia prático das serventias extrajudiciais, pois no balcão do cartório podem ocorrer fraudes muito prejudiciais para a segurança jurídica dos negócios”, disse Ivanise Pinto Varella, Tabeliã de Notas do 6º Ofício de Salvador.


Coube à presidente da Seccional da Bahia, Emanuelle Perrotta, realizar a abertura do treinamento, que qualificou como vital para o aperfeiçoamento dos serviços notariais e registrais no Estado. “Este treinamento é vital para a melhoria dos nossos serviços, pois passaremos a ter mais segurança e subsídios técnicos para aceitar ou recusar uma assinatura ou a apresentação de um documento no balcão”, destacou a presidente.


O treinamento, que durou o dia todo, abordou temas como os conceitos e fundamentos da Grafodocumentoscopia, os documentos de segurança e a definição de segurança documental. Em seguida, abordou as ações envolvendo fraudes documentais: a contrafação, reprodução total de um documento, e a adulteração, que consiste na troca dos elementos dos documentos originais por outros.

 
Para finalizar, após o intervalo, a palestrante apresentou diversas técnicas de comparação de assinaturas, através de métodos de grafotécnica que comparam as várias diferenças que podem existir entre letras, além de abordar a questão das assinaturas digitais e elogiou o desempenho dos participantes.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário