Prezados desenvolvedores de sistemas, 
  
Tendo em vista a grande quantidade de usuários da CENSEC com dificuldades para acessar o sistema e sem disposição para ler os manuais, desenvolvemos o guia rápido abaixo. Solicitamos que o enviem aos usuários que entrarem em contato com vocês com dúvidas a respeito do primeiro acesso à CENSEC. 
           
  
GUIA RÁPIDO PARA O CADASTRO DE USUÁRIOS NA CENSEC 
  
  
Todos os tabeliães do Brasil foram previamente cadastrados por meio de uma listagem fornecida pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. 
  
No primeiro acesso, o tabelião deverá atualizar os dados pessoais e do cartório, incluindo no sistema um arquivo contendo a cópia digitalizada do termo de outorga da delegação ou portaria de nomeação. 
  
Os acessos serão efetuados somente por meio de certificado digital, sendo que o primeiro acesso será liberado exclusivamente para os tabeliães. Após a atualização dos dados, o tabelião poderá cadastrar os seus prepostos no sistema para o acesso à CENSEC. É importante ressaltar que cada usuário cadastrado no sistema deve ter o seu certificado digital. 
  
Todos os usuários que utilizam o sistema SIGNO no Estado de São Paulo foram migrados para a CENSEC. 
  
 Para acessar o cadastro de usuários da CENSEC, deve-se utilizar o link www.censec.org.br , clicar em “ACESSO RESTRITO” e depois, clicar em “ACESSO COM CERTIFICADO DIGITAL”. 
  
Se o usuário não possuir certificado digital, solicitamos que o adquira através do site www.acnotarial.com.br. Recomendamos a aquisição do certificado e-CPF A3. No site estão disponíveis todas as informações sobre os procedimentos para a compra, validação e instalação do certificado digital. 
  
  
Perguntas e respostas 
  
1-           Como adquirir login e senha pra acesso? 
Para ter acesso a CENSEC não é necessário o login e senha. O usuário deverá efetuar o acesso com o seu certificado digital. O primeiro acesso deve ser efetuado pelo tabelião que já está cadastrado no sistema. O tabelião poderá efetuar o cadastro dos prepostos no sistema. 
  
  
2-           Não tenho certificado digital e desejo saber como adquirir. 
O certificado digital deve ser adquirido pelo site da AC Notarial através do link: 
http://www.acnotarial.com.br/solucoes-pessoa-fisica.php 
Após finalização da compra no site, o usuário receberá um e-mail com instruções sobre a documentação necessária para a validação presencial e agendamento da validação. 
  
  
3-           Como fazer o acesso ao sistema? 
Acessar a página www.censec.org.br e acessar o menu “Acesso Restrito”. Com o seu certificado conectado na máquina o usuário deve clicar em “acesso via certificado digital” (na imagem disponível), aguardar o Java carregar o aplicativo de acesso (aparece uma janelinha no meio da tela), selecionar o seu certificado e clicar em “ENTRAR”.  Aparecerá uma tela para a digitação do PIN do certificado digital. 
  
  
Não consigo acessar o sistema 
  
Possíveis problemas: 
  
1-           Usuário não está conectado à internet 
Verificar a sua conexão à internet acessando outro site 
  
2-           Endereço da CENSEC digitado incorretamente 
Verificar se o endereço digitado é www.censec.org.br 
  
3-           O usuário tenta acessar o sistema com certificado digital e não consegue 
  
a)     Se o sistema não respondeu a tentativa de acesso: 
- Verificar se o certificado digital está conectado e/ou instalado na máquina e se o usuário selecionou o certificado correto. 
- Verificar se o Java está instalado na máquina. Nosso sistema trabalha normalmente com a versão atual doJava. 
Uma forma de verificar se essas configurações estão corretas é tentar acessar o portal e-CAC da Receita Federal, que usa configurações similares às nossas. Se o usuário conseguir acessar o e-CAC quer dizer que as configurações estão OK. www.receita.fazenda.gov.br 
  
b)     Se o sistema exibir mensagem “usuário não cadastrado” ou similar: 
- Se o usuário não estiver cadastrado e for tabelião, enviar o nome do cartório, nome do tabelião, CPF, comarca, município, e-mail e a portaria de designação para o e-mail cadastro.censec@notariado.com.br 
  
c)     Se o sistema exibir mensagem “certificado inválido” ou “certificado revogado”: 
Testar seu certificado digital no site do e-CAC da Receita Federal. Se realmente estiver inválido ou revogado será necessário a aquisição de um novo. 
  
4- Não consegui resolver meu problema com este guia 
Se o problema for de cadastro, enviar mensagem informando o nome do cartório, nome do tabelião, CPF, comarca, município, e-mail e anexando um “print” da tela com erro para o endereço cadastro.censec@notariado.com.br 
  
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